Sindopar integra reivindicação do MPL-Pa por melhorias em Vila do Conde

O presidente do Sindicato dos Operadores Portuários do Pará – Sindopar, Alexandre Carvalho, passou a manhã desta segunda-feira, 12, ao lado dos diretores executivos do Movimento Pró Logística do Pará em reunião do Coinfra. O grupo entregou nas mãos do Secretário dos Portos do Pará, Luiz Otávio Campos, o documento que elenca melhorias consideradas cruciais para que o Porto de Vila do Conde, considerado o mais estratégico do Estado, dê conta das demandas e tenha condições de aumentar a movimentação de cargas. O pleito do Movimento reivindica a dragagem do Estreito de Espadarte, a federalização da PA-481 – do Trevo do Peteca à entrada do Porto – e a reavaliação do estudo técnico de ampliação portuária.

Alexandre Carvalho, que também a acumula a função de vice-presidente do MPLP-Pa, entidade que ajudou a fundar, entende que o encontro com o Secretário é importante para que as pautas do Movimento ressoem a nível Federal. “Ficamos muito satisfeitos com a recepção do Secretário, que recebeu o Movimento e ouviu a nossa agenda com atenção. Isso só confirmar a força do MPL-Pa e do setor produtivo”, declarou Alexandre.

O levantamento feito pelo Conselho do Movimento Pró-Logística que hoje conta com a participação de 15 entidades do setor produtivo também levou em conta a melhoria do acesso rodoviário. “Trata-se de uma via única a partir do Trevo do Peteca, precisaria ser feita a duplicação dessa via até a entrada do porto, que melhoraria o atendimento não só dos moradores, mas as cargas que por lá passam, como o movimento vem aumentando a cada ano, hoje está uma situação de gargalo”, completou.

A federalização da PA-481, que se estende do Trevo do Peteca à entrada do Porto, seria uma das soluções apontadas pelo grupo. “Até 2014, a via estava dentro do pacote do PAC, porem foi retirado e as obras não foram realizadas, com problemas que se estendem até hoje. Por isso, damos a federalização como solução e como contrapartida, a parte interna do Porto, conhecido como a Via da Mineração seria de responsabilidade do Governo Estadual”, defendeu Alexandre Araújo, diretor executivo do Movimento.

Para o Secretário dos Portos, Luiz Otávio Campos, o projeto do Movimento, especialmente o de dragagem do Estreito de Espadarte, é viável, e coincide com a linha de crédito do Funda da Marinha Mercante, divulgada recentemente. “O recurso existe. Estou lá para interceder junto ao Governo Federal caso tenhamos proposta positivas e realizáveis. O Arco Norte é a grande oportunidade que nós temos para escoar a produção brasileira”, afirmou o Secretário.

Esta seria a primeira agenda pública do Movimento Pró-Logística do Pará e está alinhada com a principal campanha interna do Movimento, em acordo com o setor produtivo congregado. “Senão podemos trazer um porto de águas profundas, nós podemos trazer as águas profundas para o nosso porto. Essa é uma demanda que atende a todas essas entidades ligadas ao MPL-Pa”, concluiu Eduardo Carvalho.

Fonte: Elianna Homob

SINDOPAR