DNIT anuncia ordem de serviço da Hidrovia Guamá-Capim

O Pará está prestes a ganhar uma nova via para a navegação. A Hidrovia Guamá-Capim está perto de virar uma realidade, após muitos anos de pressão do setor produtivo paraense carente de mais uma rota de escoamento de cargas, diminuindo a necessidade do transporte rodoviário, até o Porto de Vila do Conde, com um transporte mais econômico e ambientalmente correto.

Totalmente paraense, a Hidrovia Guamá-Capim é formada por dois cursos. O primeiro parte do Rio Guamá, de sua foz em Belém/PA, à cidade de São Miguel do Guamá/PA (157 km). Já o segundo parte do Rio Capim, que vai de São Domingos do Capim/PA, na foz com o Rio Guamá, até a travessia da BR-230 (km 372) para Paragominas/PA, percurso que deverá ser utilizado no escoamento da produção local, de minérios, granéis sólidos, calcário, madeira, grãos e outras cargas na região.

Para viabilizar o projeto, será preciso um trabalho de aprofundamento dos rios, com a execução da dragagem, além de investir num complexo portuário fluvial de múltipla operação, na confluência do rio Capim com a PA-256, dotado de unidade de silos para armazenagem de grãos. A ordem de serviço será lançada para empresários, com o estudo completo feito ao longo da hidrovia.

Fonte: Assessoria de Comunicação Elianna Obono

SINDOPAR